12 arquétipos

Os 12 Arquétipos de Carl Jung: Como Usá-los para Fortalecer Sua Marca

Qual emoção você quer que os seus clientes sintam ao entrar em contato com o seu estabelecimento? Alegria, conforto, nostalgia, admiração… Acredite, essa decisão vai muito além da decoração ou do atendimento. É aqui que entram os 12 arquétipos.

Eles ajudam a identificar as emoções e as mensagens que sua marca quer transmitir ao público. Por exemplo, você pode criar uma playlist para sua loja que passe as emoções e valores da sua marca. Isso intensifica a experiência do cliente e reforça o vínculo emocional com o público.

Quer entender melhor? Preparamos este conteúdo para ajudar. Continue com a gente e confira:

  • O que são os 12 arquétipos de Jung?

  • Conheça os 12 arquétipos e seus significados

O que são os 12 arquétipos de Jung?

Os 12 arquétipos de Jung são como “modelos” ou “padrões” de comportamento que carregamos. Eles são figuras ou símbolos que existem em nossa cultura e sociedade, representadas nos diferentes tipos de pessoas que surgem em histórias, filmes e em nossas próprias vidas. 

Carl Jung — psicólogo suíço e criador dos 12 arquétipos — acredita que esses padrões moldam nossas emoções, atitudes e decisões

Como os 12 Arquétipos influenciam o Branding e Marketing?

As marcas, assim como as pessoas, possuem arquétipos bem definidos, refletidos nas ‘personas’ que as representam. Então, entender os arquétipos ajuda empresários e profissionais de marketing a criar uma conexão emocional entre o público e a marca. 

Se ela, por exemplo, transmite valores como coragem e superação, use o arquétipo do Herói para motivar seus clientes a se sentirem prontos para enfrentar desafios.

Ou seja, arquétipos são guias fundamentais para construção de uma sólida identidade junto ao seu público. Isso é refletido desde a identidade visual até a música ambiente e o tom das campanhas publicitárias. 

Conheça os 12 arquétipos e seus significados

Cada arquétipo representa uma personalidade e uma abordagem distinta na comunicação e no posicionamento das marcas. Entenda:

1. O Inocente

O Inocente busca a felicidade, simplicidade e pureza. As marcas que seguem esse arquétipo costumam ser associadas à simplicidade, otimismo e serenidade.

Por exemplo, a Coca-Cola usa o arquétipo do Inocente, com campanhas que promovem momentos de felicidade simples, como o famoso “sabor da felicidade”. 

Além disso, você já ouviu a melodia do caminhão da Coca-Cola no Natal? Se a resposta for positiva, certamente você teve uma sensação de nostalgia, calor humano e alegria simples, não é verdade?

2. O Sábio

O Sábio procura a verdade e o conhecimento, sendo reflexivo e prudente. Marcas associadas a esse arquétipo enfatizam a sabedoria e o poder do conhecimento, muitas vezes em um tom educativo. Ex: laboratórios farmacêuticos, Harvard, Google

Assim, as músicas associadas às empresas com esse arquétipo tendem a convidar o público à reflexão. 

3. O Herói

O Herói é caracterizado pela coragem, determinação e força para superar desafios. Marcas que representam esse arquétipo se posicionam como líderes, dispostas a lutar por um bem maior.

Quer um exemplo para entender melhor? A NikeWomen — Nike para o público feminino — criou playlists focadas em atividades físicas, como corrida, HIIT e recuperação pós-treino. 

A ideia é motivar as mulheres a superarem seus desafios, além de refletir a imagem de força e determinação associada à marca. Isso casa com a proposta da empresa de promover o empoderamento feminino, conforme visto em diversas campanhas publicitárias da Nike.

4. O Fora da Lei (Rebelde)

O Rebelde visa romper com as normas estabelecidas, provocar mudanças e desafiar o sistema. Ele tem uma postura audaciosa e inovadora, movida pela vontade de quebrar regras e estabelecer novos padrões.

E claro, a música é importante para transmitir essa ideia. O Red Bull Music Academy — evento global que reúne artistas e produtores mundiais para workshops, performances e colaborações — é a prova disso. 

Ele foi criado pela Red Bull, empresa ligada à inovação e ao espírito de quebrar barreiras, para atrair um público jovem e engajado.

5. O Explorador

Este arquétipo é movido pela aventura, descoberta e o desejo de novas experiências. Marcas alinhadas com esse arquétipo incentivam a busca por liberdade e exploram o desconhecido.

Isso pode ocorrer por meio de experiências sensoriais, como trilhas sonoras associadas a viagem, exploração ou desafios ao ar livre. É o que faz a Jeep, com suas campanhas voltadas para aventura e lazer.

6. O Mago

O Mago é misterioso, inspirador e transforma a realidade das pessoas de maneira quase mágica. Ele cria experiências extraordinárias, que fazem as pessoas se sintam maravilhadas e encantadas.

Quer dizer, sabe a sensação de encantamento provocada pela Disney até em adultos? As trilhas sonoras de filmes e parques, por exemplo, são criadas para envolver emocionalmente o público, como a icônica canção “Let It Go” de Frozen.

7. A Pessoa Comum

O arquétipo da Pessoa Comum foca na acessibilidade e no pertencimento, como a Havaianas, que cria uma conexão com o público por meio da simplicidade. 

Isto é, você já viu a campanha da marca ‘’Todo Mundo Usa’’? A ideia é mostrar diferentes pessoas, de diversas idades e estilos, usando seus chinelos em situações cotidianas.

8. O Amante

O arquétipo do Amante está associado ao desejo, à sensualidade e à paixão. Marcas com esse perfil buscam criar uma conexão emocional com seus consumidores apelando para o prazer, a exclusividade e a intimidade. 

Por exemplo, a marca brasileira de lingerie e roupas íntimas, a Valisere usa músicas sensuais, campanhas visuais sofisticadas, e detalhes delicados nas suas peças. 

9. O Bobo

O Bobo aposta no humor e na diversão, como a Itaipava, que cria campanhas descontraídas e engraçadas, criando empatia com o público.

Inclusive, a empresa fez uma música com a letra ‘’ITA-com sede, ITA-refrescante, ITA-no copo, ITA-no malte, ITA-no bar… ’’ Isso brinca com a repetição e simplicidade das palavras, criando um ar descontraído.

10. O Cuidador

O arquétipo do Cuidador é aquele que prioriza a empatia, a compaixão e o zelo pelo bem-estar dos outros. Marcas que incorporam esse arquétipo se posicionam como protetoras.

É o caso da Natura, ao focar em produtos que cuidam da pele e do meio ambiente, promovendo a sustentabilidade e o bem-estar das pessoas. Para isso, as músicas usadas pela companhia costumam passar uma sensação de acolhimento e tranquilidade.

11. O Criador

O Criador é inovador e criativo, como a Apple, que cria soluções inovadoras e designs minimalistas. Além disso, trata-se de uma plataforma que estimula a expressão individual — seja com o iPhone, o iPad ou os Macs, ferramentas de criação. 

12. O Governante

Marcas associadas a  esse arquétipo transmitem autoridade, status e liderança. Ex: Rolex, Tiffany, Mercedes Benz. Consegue pensar em alguma outra empresa? 

Descubra o arquétipo da sua marca com a RG.FM

E aí, com qual dos 12 arquétipos a sua marca mais se identificou? A resposta depende da história que você quer contar e da emoção que deseja transmitir para o cliente. Além disso, é possível que uma empresa se encaixe em mais de um arquétipo, dependendo do contexto, da campanha ou do público-alvo. 

Agora, que tal potencializar a experiência dos seus clientes? Converse com a gente e descubra o arquétipo da sua marca! Com mais de 260 clientes atendidos, em 130 cidades do Brasil e no exterior, já ajudamos empresas de diversos segmentos — como restaurantes, pousadas, academias etc. Entre em contato!

Somos uma empresa especializada em soluções musicais empresariais, dedicada a criar trilhas sonoras que refletem a essência de cada marca. Nossa missão é ajudar empresas a conectar-se emocionalmente com seus clientes através da música, transformando cada visita em uma experiência inesquecível.
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