
Qual emoção você quer que os seus clientes sintam ao entrar em contato com o seu estabelecimento? Alegria, conforto, nostalgia, admiração… Acredite, essa decisão vai muito além da decoração ou do atendimento. É aqui que entram os 12 arquétipos.
Eles ajudam a identificar as emoções e as mensagens que sua marca quer transmitir ao público. Por exemplo, você pode criar uma playlist para sua loja que passe as emoções e valores da sua marca. Isso intensifica a experiência do cliente e reforça o vínculo emocional com o público.
Quer entender melhor? Preparamos este conteúdo para ajudar. Continue com a gente e confira:
O que são os 12 arquétipos de Jung?
Conheça os 12 arquétipos e seus significados
Os 12 arquétipos de Jung são como “modelos” ou “padrões” de comportamento que carregamos. Eles são figuras ou símbolos que existem em nossa cultura e sociedade, representadas nos diferentes tipos de pessoas que surgem em histórias, filmes e em nossas próprias vidas.
Carl Jung — psicólogo suíço e criador dos 12 arquétipos — acredita que esses padrões moldam nossas emoções, atitudes e decisões.
As marcas, assim como as pessoas, possuem arquétipos bem definidos, refletidos nas ‘personas’ que as representam. Então, entender os arquétipos ajuda empresários e profissionais de marketing a criar uma conexão emocional entre o público e a marca.
Se ela, por exemplo, transmite valores como coragem e superação, use o arquétipo do Herói para motivar seus clientes a se sentirem prontos para enfrentar desafios.
Ou seja, arquétipos são guias fundamentais para construção de uma sólida identidade junto ao seu público. Isso é refletido desde a identidade visual até a música ambiente e o tom das campanhas publicitárias.
Cada arquétipo representa uma personalidade e uma abordagem distinta na comunicação e no posicionamento das marcas. Entenda:
O Inocente busca a felicidade, simplicidade e pureza. As marcas que seguem esse arquétipo costumam ser associadas à simplicidade, otimismo e serenidade.
Por exemplo, a Coca-Cola usa o arquétipo do Inocente, com campanhas que promovem momentos de felicidade simples, como o famoso “sabor da felicidade”.
Além disso, você já ouviu a melodia do caminhão da Coca-Cola no Natal? Se a resposta for positiva, certamente você teve uma sensação de nostalgia, calor humano e alegria simples, não é verdade?
O Sábio procura a verdade e o conhecimento, sendo reflexivo e prudente. Marcas associadas a esse arquétipo enfatizam a sabedoria e o poder do conhecimento, muitas vezes em um tom educativo. Ex: laboratórios farmacêuticos, Harvard, Google
Assim, as músicas associadas às empresas com esse arquétipo tendem a convidar o público à reflexão.
O Herói é caracterizado pela coragem, determinação e força para superar desafios. Marcas que representam esse arquétipo se posicionam como líderes, dispostas a lutar por um bem maior.
Quer um exemplo para entender melhor? A NikeWomen — Nike para o público feminino — criou playlists focadas em atividades físicas, como corrida, HIIT e recuperação pós-treino.
A ideia é motivar as mulheres a superarem seus desafios, além de refletir a imagem de força e determinação associada à marca. Isso casa com a proposta da empresa de promover o empoderamento feminino, conforme visto em diversas campanhas publicitárias da Nike.
O Rebelde visa romper com as normas estabelecidas, provocar mudanças e desafiar o sistema. Ele tem uma postura audaciosa e inovadora, movida pela vontade de quebrar regras e estabelecer novos padrões.
E claro, a música é importante para transmitir essa ideia. O Red Bull Music Academy — evento global que reúne artistas e produtores mundiais para workshops, performances e colaborações — é a prova disso.
Ele foi criado pela Red Bull, empresa ligada à inovação e ao espírito de quebrar barreiras, para atrair um público jovem e engajado.
Este arquétipo é movido pela aventura, descoberta e o desejo de novas experiências. Marcas alinhadas com esse arquétipo incentivam a busca por liberdade e exploram o desconhecido.
Isso pode ocorrer por meio de experiências sensoriais, como trilhas sonoras associadas a viagem, exploração ou desafios ao ar livre. É o que faz a Jeep, com suas campanhas voltadas para aventura e lazer.
O Mago é misterioso, inspirador e transforma a realidade das pessoas de maneira quase mágica. Ele cria experiências extraordinárias, que fazem as pessoas se sintam maravilhadas e encantadas.
Quer dizer, sabe a sensação de encantamento provocada pela Disney até em adultos? As trilhas sonoras de filmes e parques, por exemplo, são criadas para envolver emocionalmente o público, como a icônica canção “Let It Go” de Frozen.
O arquétipo da Pessoa Comum foca na acessibilidade e no pertencimento, como a Havaianas, que cria uma conexão com o público por meio da simplicidade.
Isto é, você já viu a campanha da marca ‘’Todo Mundo Usa’’? A ideia é mostrar diferentes pessoas, de diversas idades e estilos, usando seus chinelos em situações cotidianas.
O arquétipo do Amante está associado ao desejo, à sensualidade e à paixão. Marcas com esse perfil buscam criar uma conexão emocional com seus consumidores apelando para o prazer, a exclusividade e a intimidade.
Por exemplo, a marca brasileira de lingerie e roupas íntimas, a Valisere usa músicas sensuais, campanhas visuais sofisticadas, e detalhes delicados nas suas peças.
O Bobo aposta no humor e na diversão, como a Itaipava, que cria campanhas descontraídas e engraçadas, criando empatia com o público.
Inclusive, a empresa fez uma música com a letra ‘’ITA-com sede, ITA-refrescante, ITA-no copo, ITA-no malte, ITA-no bar… ’’ Isso brinca com a repetição e simplicidade das palavras, criando um ar descontraído.
O arquétipo do Cuidador é aquele que prioriza a empatia, a compaixão e o zelo pelo bem-estar dos outros. Marcas que incorporam esse arquétipo se posicionam como protetoras.
É o caso da Natura, ao focar em produtos que cuidam da pele e do meio ambiente, promovendo a sustentabilidade e o bem-estar das pessoas. Para isso, as músicas usadas pela companhia costumam passar uma sensação de acolhimento e tranquilidade.
O Criador é inovador e criativo, como a Apple, que cria soluções inovadoras e designs minimalistas. Além disso, trata-se de uma plataforma que estimula a expressão individual — seja com o iPhone, o iPad ou os Macs, ferramentas de criação.
Marcas associadas a esse arquétipo transmitem autoridade, status e liderança. Ex: Rolex, Tiffany, Mercedes Benz. Consegue pensar em alguma outra empresa?
E aí, com qual dos 12 arquétipos a sua marca mais se identificou? A resposta depende da história que você quer contar e da emoção que deseja transmitir para o cliente. Além disso, é possível que uma empresa se encaixe em mais de um arquétipo, dependendo do contexto, da campanha ou do público-alvo.
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