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Playlists para Datas Comemorativas e Eventos: Como Criar a Playlist Ideal?

Imagine entrar em uma loja para celebrar uma conquista, por exemplo, e ser recebido por uma música que traduz o clima de comemoração. Essa sensação — criada por playlists para datas comemorativas feitas por músicas cuidadosamente selecionadas — pode gerar uma conexão emocional com a marca e transformar a experiência do cliente. 

É como entrar em um filme e, no instante exato, a trilha sonora começa a tocar, intensificando a emoção da cena. Por exemplo, você conhece a franquia de filmes Rocky? Quem conhece, certamente lembra do impacto de “Gonna Fly Now“, transmitindo um sentimento de inspiração que ficou gravado na memória.

No varejo, playlists comemorativas funcionam da mesma forma: conectam o cliente emocionalmente à marca e fortalecem o vínculo. Isso pode incentivar compras e a construir um relacionamento com o público. Quer entender mais sobre o assunto? Continue com a gente e confira:

  • Por que Playlists Comemorativas São Importantes?
  • Datas Comemorativas e Eventos que Merecem uma Playlist Especial
  • Como Montar uma Playlist Especial para Cada Ocasião
  • Exemplos Práticos de Playlists para Cada Data Comemorativa
  • Como a Música Pode Melhorar a Experiência do Cliente
  • Como a RGFM Pode Ajudar na Criação de Playlists Especiais

Por que Playlists Comemorativas São Importantes?

Criar playlists comemorativas é importante por ser uma estratégia de marketing para criar conexão emocional com seus clientes. Isto é, a música pode causar sensações que influenciam o comportamento do público. 

Por exemplo, durante o Natal, muitas lojas de varejo tocam músicas festivas como “Jingle Bells” ou “Last Christmas”. Isso cria um ambiente acolhedor e festivo que desperta no cliente a sensação de celebração e união familiar, incentivando a compra de presentes.

Esse tipo de conexão emocional não é apenas uma coincidência — é uma técnica de marketing chamada “marketing sensorial“. A técnica usa os sentidos, como a audição, para melhorar a experiência do consumidor.

Um exemplo de uso bem-sucedido é da rede de supermercados Pão de Açúcar, que utiliza playlists temáticas durante o Natal, criando um ambiente festivo nas lojas. Isso desperta o espírito natalino e estimula o desejo de celebrar e comprar.

10 Datas Comemorativas e Eventos que Merecem uma Playlist Especial

Existem diversas datas comemorativas e eventos que merecem uma playlist especial, dependendo do segmento e perfil da sua loja. A seguir, listamos os principais:

1. Carnaval

O Carnaval é uma das festas mais populares no Brasil. Para você ter uma noção, a previsão de faturamento do carnaval em 2024 foi de R$ 9 bilhões. Isso segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Então, é importante escolher uma playlist que faça o público da loja se sentir imerso no clima festivo. Afinal, a conexão emocional com a festa pode aumentar o tempo de permanência na loja e estimulá-los a comprar mais. 

2. Natal

O Natal costuma ser a data comemorativa que mais movimenta dinheiro em todo o planeta. A previsão para 2024 é que as vendas movimentem cerca de R$ 74,6 bilhões. Os dados são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Mas para isso, é importante que cada empresa use as estratégias de marketing — como playlists comemorativas — a seu favor. 

Isso porque existem músicas que criam um clima de união e felicidade, estimulando o desejo de presentear e de estar ao lado de quem amamos. Quer dizer, tem música que mexe com a gente, não é? 

3. Dia das Crianças

A projeção de vendas para o Dia das Crianças de 2024 foi de aproximadamente R$ 8,13 bilhões no varejo, segundo o CNC. Então, você vende produtos infantis, por exemplo? Neste caso, uma playlist com músicas animadas e divertidas pode atrair e entreter as crianças enquanto os pais fazem as compras.

Melhor ainda, que tal ir além e combinar músicas que as crianças conhecem e adoram com músicas que os pais também lembram da sua infância? Assim, é possível gerar um ambiente acolhedor e nostálgico para todos os envolvidos na compra.

4. Dia das Mães

O Dia das Mães é, anualmente, uma das datas comemorativas que mais vende. A previsão para 2024 foi R$ 40,21 bilhões no varejo, conforme pesquisa da CNDL e SPC. Além disso, 78% dos consumidores pretendiam presentear as mães nesta data.

Ou seja, o Dia das Mães é uma oportunidade de ouro para os varejistas. Afinal, muitos consumidores estão dispostos a gastar para mostrar seu carinho e gratidão. E se a música certa pudesse intensificar essa vontade de comprar?

5. Dia dos Pais

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais é uma data repleta de significado. Em 2024, a projeção de vendas foi em torno de R$ 7,7 bilhões, segundo a CNC. E claro, a música é uma aliada para criar o clima certo nessa data especial

Não é à toa que diversas peças publicitárias do Dia dos Pais escolhem músicas clássicas, como “Pai” de Fábio Jr. Isso porque, elas transmitem emoções de carinho, amor e respeito entre pais e filhos, tornando a experiência de compra mais envolvente.

6. Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é uma data voltada para o romantismo, em que vários casais trocam presentes e celebram seu amor. Por isso, em muitos anos, essa foi uma das datas comemorativas que mais movimentou a economia no Brasil. 

Então, para incentivar os apaixonados a celebrarem o amor — e a comprarem mais — a música tem um papel importante. Até porque, quem nunca se emocionou repentinamente ao ouvir uma música romântica e pensou na pessoa amada? Uma trilha sonora bem selecionada tem esse poder.

Ou seja, ao escolher as músicas certas para o Dia dos Namorados, a loja pode estimular sensações de carinho, nostalgia e cumplicidade. Isso contribui para que os casais se sintam ainda mais envolvidos na experiência de compra.

7. Principais festivais

Além das datas comemorativas tradicionais, outros festivais podem ser o momento perfeito para criar playlists temáticas, dependendo do público-alvo e da identidade da marca. Então, anota aí:

  • Rock in Rio;
  • Lollapalooza;
  • Festival Folclórico de Parintins;
  • Círio de Nazaré;
  • Festa de Iemanjá;
  • Oktoberfest de Blumenau;
  • etc. 

Ao adaptar suas playlists para refletir a energia e a cultura desses eventos, a marca cria uma conexão genuína com o público, se destacando no mercado.

8. Copa do Mundo

Copa do Mundo sem música para comemorar e entrar no clima não é Copa do Mundo, concorda? Por exemplo, quem não se lembra da música ‘’Waka Waka’’, da Shakira — considerada um dos maiores hit de todas as Copas — da Copa de 2010? 

Essa e outras músicas marcam o evento e ajudam a criar um ar de união e empolgação mundial. Dessa forma, a sua loja pode entrar no clima de celebração, estimulando seus clientes a comprarem mais. 

9. Olimpíadas

As Olimpíadas são uma celebração global de superação, determinação e espírito esportivo, inspirado pelos atletas que se esforçam para alcançar seus objetivos. Por exemplo, as vendas do setor do skate no Brasil aumentaram 57% após as Olímpiadas de 2021

No marketing, muitos explicaram isso pelo ‘’efeito Rayssa Leal’’ — skatista brasileira, que se tornou um ícone para a nova geração de praticantes do esporte. Para o varejo, esse espírito olímpico é uma oportunidade de conectar seus produtos a esses sentimentos de conquista e celebração.

Nesse sentido, a música, com suas batidas motivadoras e letras poderosas, podem intensificar essas emoções no PDV. Por exemplo, ‘’Quando o Sol Se For’’, dos Detonautas cria um ar positivo, estimulando os clientes a se conectarem com os produtos.

10. São João

Boa parte da conexão emocional do público com o São João envolve as músicas comumente tocadas neste período — como forró, xote e baião. Afinal, esses sons transmitem alegria, tradição e o calor da festa. 

Assim, boas playlists juninas tendem a levar os clientes para o clima das festas, estimulando um maior engajamento e, consequentemente, aumento nas vendas. Até porque, a gente costuma se imaginar no evento para decidir ‘’quando’’, ‘’se’’ e ‘’o quanto’’ vale a pena comprar. Já reparou? 

11. Páscoa

Assim como em outras datas comemorativas, a Páscoa oferece ao varejo a oportunidade de criar uma conexão emocional com seus clientes. Quer dizer, trata-se de um momento de renovação, reflexão e celebração com a família.

Logo, a música pode reforçar esse clima de harmonia e festividade, com canções que remetem ao espírito da data. Por exemplo, melodias suaves e letras que celebram a união e o amor. A ideia é que essas sonoridades facilitem a compra de produtos associados à celebração, como chocolates e presentes.

Como Montar uma Playlist Especial para Cada Ocasião

Vamos te ajudar a entender como criar playlists que realmente agreguem valor à sua loja ou evento. Confira as dicas:

Conheça seu público-alvo

Antes de qualquer coisa, entenda quem são seus clientes. Se você é um empreendedor no varejo, pode estar lidando com uma variedade de públicos, como:

  • jovens em busca de novidades;
  • famílias que querem uma experiência aconchegante;
  • consumidores mais exigentes que buscam exclusividade;
  • etc.

Então, pergunte-se: o que meus clientes procuram em uma experiência de compra?

  • Se seu público é jovem – uma playlist de hits atuais e músicas energéticas pode funcionar bem;
  • Para um público mais maduro – talvez seja interessante usar músicas clássicas ou gêneros como jazz e MPB;
  • Se o foco é em famílias – uma mistura de músicas infantis e clássicos populares pode criar um ambiente agradável para todas as idades.

Percebe como é importante analisar bem o seu público-alvo antes de montar a sua playlist? Até porque, se errar na escolha das músicas, você pode afastar seus clientes em vez de engajá-los

Quer dizer, pense em um estilo musical que você não gosta. Caso ele seja tocado enquanto você está em uma loja, o ambiente pode se tornar desconfortável e estimulá-lo a ir embora logo, concorda? 

Além disso, é preciso ter cuidado: músicas refinadas podem fazer os clientes enxergarem o ambiente como mais caro. Isso segundo Yalch e Spangenberg (1993), pesquisadores na área de psicologia do consumo.

Porém, a sua loja pode não ser necessariamente assim, certo? Isso reforça a importância da orientação de um profissional especializado para evitar desalinhamento entre o que você deseja transmitir e a percepção dos clientes.

Escolha do tema e estilo musical adequado

Após entender o seu público, é hora de escolher o tema da sua playlist. Este tema precisa estar alinhado com o perfil do cliente e com o propósito da sua loja ou evento. Além disso, a música deve complementar o ambiente que você deseja criar. Alguns exemplos de temas e estilos musicais são:

  • Para o Dia dos Namorados – Músicas românticas, como baladas ou sucessos de artistas conhecidos no segmento pop;
  • Para eventos como festas juninas ou Carnaval – forró, xote, baião, samba, ou axé.
  • Para datas como Dia das Mães ou Dia dos Pais – canções emocionantes e clássicas que transmitem carinho e respeito.

Mas atenção, quem gosta de Roberto Carlos, por exemplo, pode não curtir um estilo melancólico e introspectivo, como o de Frank Sinatra, mesmo que ele seja romântico. 

Por isso, é indispensável conhecer bem o gosto do seu público e entender o mercado para evitar desconfortos e garantir uma experiência musical agradável.

Duração e variedade da playlist

A duração da playlist deve ser suficiente para os clientes terem uma boa experiência de compra sem se cansarem da música repetitiva. 

Por isso, o Spotify recomenda que suas playlists tenham entre 30 a 50 músicas para assegurar uma experiência auditiva completa e envolvente. Esse número oferece variedade suficiente para manter os ouvintes interessados, sem se tornar muito longa e cansativa. 

Além disso, varie o ritmo e os gêneros dentro do tema escolhido para manter o ambiente dinâmico. Para escolher o ritmo e o gênero ideal em cada momento, considere o seguinte: 

Clientes cansados e/ou impacientes (ambiente relaxante)

Para clientes após um dia cansativo — como após às 18h, quando muitos encerram o expediente —, a música deve aliviar o estresse e criar um ambiente acolhedor.

  • ritmo suave e músicas calmantes – músicas lentas como jazz, bossa nova ou instrumentais ajudam a criar um clima tranquilo e relaxante;
  • objetivo – incentivar os clientes a passar mais tempo e aumentar a receptividade às interações, o que pode resultar em mais vendas;
  • exemplo de músicas – músicas de Stan Getz, João Gilberto ou trilhas sonoras relaxantes são boas opções.

Loja cheia com muitos clientes (ambiente energético e ágil)

Nos horários de pico no varejo — cujo horário exato depende do segmento — a música deve ser acelerada e energética, acompanhando o ritmo rápido dos clientes.

  • ritmo acelerado e enérgico – músicas com batidas rápidas, como pop, eletrônico ou rock, ajudam a manter os clientes motivados e aceleram o fluxo de compras;
  • objetivo – a música certa pode aliviar o desconforto da aglomeração e tornar a experiência de compra mais fluida, mantendo o ritmo dinâmico e os clientes em movimento;
  • exemplo de músicas – faixas de The Killers, Dua Lipa ou hits dançantes de pop podem criar um ambiente enérgico durante o pico de movimento.

Transição entre os momentos de compras

Durante a mudança de um momento calmo para um mais movimentado em sua loja, ou vice-versa, misture ritmos suaves e energéticos.

  • objetivo – facilitar a transição entre ambientes, ajustando a música ao ritmo das compras e tornando a experiência mais fluida, sem mudanças abruptas;
  • quando ocorre a transição – a transição deve acontecer quando o movimento na loja começar a aumentar ou diminuir, ajustando a energia musical conforme necessário.

Ferramentas e plataformas para criar e gerenciar playlists

A Rádio Indoor é uma solução para criar e gerenciar o ambiente sonoro de um estabelecimento. Existem duas abordagens principais para gerenciar a música em sua loja por meio da Rádio Indoor:

Plataformas on-line

Com acesso à internet, você pode criar e gerenciar suas playlists, anúncios e programações de maneira prática e flexível. Isso possibilita que você controle a música de qualquer lugar, facilitando a adaptação conforme as necessidades do momento.

Plataformas off-line

Aqui, o gerenciamento é feito diretamente a partir de um dispositivo local, como um computador. Esta opção oferece maior controle sobre o equipamento, sendo mais simples e ideal para quem prefere gerenciar internamente.

Spotify para Empresas

Uma alternativa para personalização musical é o Spotify para Empresas. Ele possibilita criar playlists personalizadas, veicular anúncios, e até lançar podcasts exclusivos, tudo alinhado com a identidade da marca. 

Até porque, suas playlists estarão competindo com aproximadamente 4 bilhões de outras playlists na plataforma. Então, evite o conteúdo genérico e priorize por uma curadoria musical mais personalizada. 

O Spotify facilita esse processo, ao oferecer dados sobre os hábitos de escuta do seu público. Dessa maneira, a plataforma simplifica na hora de encontrar faixas que combinem com o estilo e valores da sua marca. 

Considerações sobre direitos autorais e licenciamento

Para utilizar músicas em seu estabelecimento comercial, é obrigatório obter a autorização do ECAD e pagar os direitos autorais correspondentes. Quer dizer, no Brasil, a 12.853/13 garante que autores, músicos, intérpretes e produtores fonográficos recebam uma remuneração pelo uso de suas obras.

O ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) é o órgão responsável por cobrar e distribuir os direitos autorais. Ele calcula o valor a ser pago com base em diversos critérios, como:

  • tipo de estabelecimento – lojas, restaurantes, bares, etc.
  • tamanho do ambiente – a área sonorizada influencia no valor a ser pago;
  • tipo de música – a escolha do repertório também impacta no cálculo;
  • horário de funcionamento – o período em que a música é tocada pode influenciar no valor final.

Logo, caso a sua loja não pague os direitos autorais, ela pode sofrer algumas consequências, como:

  • multas;
  • processos judiciais;
  • dano à imagem da marca.

Diante disso, ter a consultoria de empresas especializadas no licenciamento musical ajuda a evitar problemas futuros e assegurar os padrões legais. 

Por exemplo, ela pode apresentar opções livres de royalties ou licenciadas. Inclusive, plataformas como o Spotify oferecem soluções para empresas, com playlists licenciadas para ambientes comerciais.

Como a RGFM Pode Ajudar a Criar Playlists Especiais

A RGFM pode ajudar a sua loja a criar playlists especiais, oferecendo soluções personalizadas que atendem às necessidades de diferentes ambientes e públicos. Afinal:

  • temos mais de 260 clientes atendidos;
  • existem 130 cidades que já apreciam o nosso trabalho;
  • operamos no Brasil e no exterior;
  • atendemos diversos segmentos, como bares, restaurantes, pousadas, hotéis, academias, entre outros.

Assim, temos expertise para ajustar a música conforme a identidade e os objetivos de cada cliente. Os nossos principais serviços incluem:

  • Rádio Indoor – experiência personalizada para cada estabelecimento, com músicas que transmitem a mensagem da marca;
  • Canais de Streaming – playlists dinâmicas e atualizadas para manter o ambiente sempre atrativo com ajuda de plataformas como Spotify, Deezer e Apple Music;
  • Projetos Sensoriais – integram áudio, iluminação e outros estímulos ambientais para criar experiências mais imersivas;
  • Eventos Ao Vivo – transmissão de apresentações musicais ao vivo para engajar clientes e convidados, reforçando a conexão emocional com a marca.

Além disso, o nosso time de especialistas é o maior diferencial da marca. Ele é composto por:

Brunno Mello

Com uma carreira iniciada nos anos 90, Brunno é um especialista em música e negócios. Sua vasta experiência como DJ e empresário no setor musical inclui a curadoria de eventos renomados como o Rio Music Conference.

Ele é cofundador da RGFM e desenvolveu projetos de identidade sonora como a Casa Fanta Guaraná no Rock in Rio e a Rádio Grand Cru.

Marie Bouret

DJ e curadora musical com mais de 20 anos de experiência, Marie é especializada em criar playlists que se alinham com a identidade dos clientes.

Ela também é residente em importantes gastrobares do Rio de Janeiro e tem um trabalho reconhecido em curadorias musicais para estabelecimentos renomados. Por exemplo, o Elena Horto e o Pato com Laranja.

Paulo Boghosian

Mestre em design sonoro e considerado um dos melhores DJs do Brasil, Paulo desenvolve identidades sonoras para marcas — como o soundbranding da rede Fasano

Sua sensibilidade musical e sua habilidade em manipular o som tornam-no um dos principais nomes na criação de ambientes sonoros para campanhas e eventos.

Leo Janeiro

Leo Janeiro é referência em house music, com uma carreira sólida como DJ e produtor musical. Fundador da gravadora Cocada Music, ele conecta talentos de diferentes gerações com uma curadoria diversificada e criteriosa. 

Além disso, Leo é reconhecido por sua visão estratégica e especialista em criar experiências sonoras personalizadas que destacam marcas e projetos no mercado musical.

Exemplos Práticos de Playlists para Cada Data Comemorativa

Listamos alguns exemplos práticos de playlists para datas comemorativas que podem te ajudar a se inspirar:

Playlist para Eventos Esportivos

Um exemplo de playlist de sucesso voltada para eventos esportivos é a estratégia da Nike para o público feminino. A NikeWomen criou uma série de playlists focadas em atividades físicas, como corrida, HIIT e recuperação pós-treino. 

Além disso, a qualidade das playlists é refletida nas capas profissionais e na curadoria das faixas. Tudo isso é alinhado com a imagem e o estilo de vida ativo promovido pela marca. 

Playlist para Dia dos Namorados: Romance e intimidade

Um exemplo de como usar o Spotify para o Dia dos Namorados é o caso da Grand Cru. Com a nossa consultoria, a empresa criou uma estratégia para se conectar emocionalmente com seus clientes ao associar suas ofertas de vinhos a playlists temáticas. 

A Grand Cru colocou QR Codes nas lojas, direcionando os clientes a um e-book de harmonização de vinhos e playlists exclusivas no Spotify. Essas playlists foram feitas para se adaptar aos diferentes estados de espírito do público, com opções como:

Essa ideia poderia cair bem em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados. Afinal, o vinho é uma excelente companhia para criar um ambiente romântico e acolhedor. Então, combinar playlists temáticas e vinhos harmonizados tornaria a experiência ainda mais especial para o público.

Como a Música Pode Melhorar a Experiência do Cliente

A música pode moldar a experiência do cliente, ajudando a vender mais e a construir um relacionamento longo com o público. Entenda:

Influência da música no comportamento do consumidor

Quando a música combina com o que o cliente gosta ou com o tipo de compra desejada, ela pode incentivar a conversão. Isso segundo os estudos de Gordon Bruner, autor do artigo Música, Humor e Marketing

Por exemplo, uma música calma e suave costuma levar o cliente a relaxar e passar mais tempo na loja. Enquanto isso, uma música animada tende a criar um ambiente dinâmico, incentivando compras rápidas.

Aumento do tempo de permanência e das vendas

A música costuma aumentar o tempo que os consumidores passam em uma loja e, consequentemente, as chances de compra. Isso porque, quando o ambiente sonoro é agradável, os consumidores se sentem mais à vontade e tendem a explorar mais os produtos.

Uma prova disso é uma pesquisa da Soundtrack Your Brand. Segundo ela, quando a música em uma loja sintoniza com a identidade da empresa, os clientes tendem a ficar por até 42,24% mais tempo.

A música também ajuda a criar um ambiente agradável, fazendo com que os clientes se sintam mais confortáveis e mais dispostos a comprar impulsivamente. É como quando alguém desabafa com uma pessoa por se sentir à vontade com ela, sabe? 

Isso funciona muito bem no varejo, onde a música pode chamar a atenção para promoções e novos produtos, aumentando as vendas.

Melhoria na percepção da marca

A música afeta o comportamento de compra imediato e impacta a percepção de longo prazo da marca. Em outras palavras, ela ajuda a fidelizar os consumidores, caso seja cuidadosamente selecionadas. 

Por exemplo, uma marca que utiliza músicas relaxantes em sua loja pode ser percebida como mais tranquila e focada no bem-estar. Isso tende a atrair consumidores que compartilham dessa mesma filosofia.

Conclusão

Como você viu, playlists comemorativas bem escolhidas podem melhorar a experiência do cliente e influenciar o comportamento de compra. Afinal, músicas alinhadas fazem os clientes se sentirem mais confortáveis e engajados.Portanto, agora, é hora de colocar isso em prática no seu negócio! Que tal começar a implementar playlists especiais para momentos comemorativos, datas importantes ou outros eventos em sua loja? Podemos ajudá-lo a criar playlists alinhadas ao perfil do seu público. Fale com a gente e saiba mais!

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