Músicas que Estimulam Compras: Como Usar Trilhas Sonoras para Vender Mais 

Saiba como músicas que estimulam compras podem influenciar o comportamento do consumidor, tornar seu ambiente mais atrativo e aumentar as vendas. 

 

Você já colocou uma música específica para se motivar a malhar? E quem nunca sorriu ao ouvir uma canção inesperada em uma cena de novela, filme ou num comercial de TV? Da mesma maneira, existem músicas que estimulam compras e podem ajudar a aumentar as vendas.

E isso não é só impressão nossa. Diversos profissionais já perceberam esse potencial e passaram a usar a música como parte de uma estratégia maior: o Marketing Sensorial. A ideia é despertar os sentidos do consumidor para criar experiências mais memoráveis.

Isto é, pense em lojas que você já visitou e que tinham uma trilha sonora marcante. Aquela sensação boa, o clima certo… Tudo isso não é por acaso. Marcas que entendem o valor do som criam experiências que ficam na memória – e no coração – do consumidor.

Quer entender melhor sobre isso para aumentar as suas vendas com as músicas certas? Continue a leitura e acompanhe:

  • O que são músicas que estimulam compras?
  • Como a música influencia o comportamento de compra?
  • Benefícios de usar trilhas sonoras estratégicas no varejo
  • Como escolher músicas para sua loja ou campanha

O que são músicas que estimulam compras?

As músicas podem influenciar o comportamento de compra ao criar um clima favorável ao consumo. A ideia é simples: a música certa no momento certo tende a fazer o cliente se sentir bem, passar mais tempo no ambiente e comprar mais.

Esse recurso faz parte de um campo chamado music branding, que estuda como o som influencia o comportamento das pessoas em ambientes de compra.

Por exemplo, um e-commerce pode usar músicas nos stories, Reels e anúncios para cria um tom emocional que reforça o desejo de compra. Essa estratégia é ainda melhor se alinhada com tendências e o gosto do público.

Como a música influencia o comportamento de compra?

O cérebro sente antes de pensar. Ou seja, quando ouvimos uma música, nosso corpo responde automaticamente. Isso afeta nossas emoções, foco e decisões de compra.

Segundo alguns estudos (como os de Camargo, 2009), uma sequência musical bem pensada estimula a jornada de compra antes mesmo do cliente perceber:

  1. primeiro ele presta atenção;
  2. depois se interessa por determinado produto ou serviço;
  3. e de repente, é possível que esteja comprando.

Prova disso é que, segundo a Soundtrack Your Brand, uma trilha sonora alinhada à marca costuma aumentar em até 42% o tempo de permanência dos clientes no local. E mais: eles também relatam uma experiência melhor e maior disposição para comprar.

Ou seja, a música não vende sozinha, mas prepara o terreno para que a venda aconteça naturalmente. Para entender melhor, confira alguns efeitos que a música causa

  • conforto – músicas conhecidas ou que remetem a boas lembranças geram sensação de segurança;
  • atenção – o som certo no momento ideal pode captar o foco do consumidor, mesmo em ambientes movimentados;
  • identificação – se o cliente se reconhece naquela trilha, ele se sente mais à vontade, isso é meio caminho andado para a conversão;
  • urgência – um ritmo mais acelerado tende a estimular compras rápidas, especialmente em ofertas-relâmpago.

Benefícios de usar trilhas sonoras estratégicas no varejo

A trilha sonora é uma ferramenta dentro do marketing sensorial que influencia muito o comportamento de quem consome. Conheça os benefícios envolvidos!

Fortalece o posicionamento da marca

A música ajuda a contar a história da sua marca, transmitindo sensações que combinam com seus valores e estilo.

De acordo com Hoyer e MacInnis (2008), o ritmo da trilha sonora afeta o comportamento de maneira bem prática:

  • Músicas rápidas (como as de academia) aceleram o ritmo do cliente, ideal para lugares com alta rotatividade, como lanchonetes ou fast foods;
  • Músicas lentas criam uma atmosfera mais relaxante, o que faz com que as pessoas passem mais tempo explorando a loja.

Torna o ambiente mais agradável e acolhedor

Um som suave e bem ajustado deixa o cliente mais confortável e receptivo a explorar a loja.

Influencia diretamente nas vendas

Ficar mais tempo no ambiente e ter uma sensação positiva – influenciado pela música – aumentam as chances de compra, inclusive de itens não planejados.

Segundo Camargo (2009) e Sarquis et al. (2015), a música sozinha já é poderosa, mas ganha mais força junta com outros elementos, como:

  • aromas que combinam com o tipo de produto (como cheiro de chocolate em uma loja de doces);
  • cores que remetem ao estilo da marca;
  • ambiente bem organizado.

Além disso, o McDonald’s já fez um teste nas lojas da Suécia, colocando músicas específicas para tocar em algumas unidades. E adivinha? As lojas com música ambiente viram um aumento de 9% nas vendas.

Como escolher músicas para sua loja ou campanha

A música pode atrair, envolver e influenciar as decisões de compra. Mas, como escolher a trilha ideal para sua loja ou campanha?

Conheça o seu público-alvo

Antes de mais nada, entenda quem são seus clientes. Pergunte-se:

  • Qual é a faixa etária deles?
  • O que eles gostam de ouvir?
  • Como eles se comportam na hora da compra?

Se você tem um público jovem, playlists mais modernas e energéticas podem funcionar. Já para um público mais maduro, sons mais tranquilos e clássicos podem ser a melhor escolha. 

Considere o tipo de produto e a experiência desejada

A música deve estar alinhada com o que você oferece. Acompanhe alguns exemplos:

  • lojas de roupas de luxo – músicas suaves e elegantes que combinam com a sofisticação;
  • lojas de esportes ou academias – sons rápidos e energéticos que motivam os clientes;
  • restaurantes – uma música tranquila cria um clima relaxante, enquanto um fast food pode se beneficiar de algo mais animado e dinâmico.

Cuidado com volume e repetição

A música precisa ser agradável, então, fique de olho no volume. Se estiver muito alta, pode incomodar, mas se estiver baixa demais, nem todos vão perceber. E ainda, evite colocar as mesmas músicas em looping, pois isso pode tornar o ambiente repetitivo. 

Conte com profissionais especializados

Ao invés de passar horas montando playlists, você pode deixar isso nas mãos de quem entende do assunto. Afinal, eles entendem o impacto das músicas no comportamento do cliente e sabem escolher as que têm maior efeito para o seu tipo de negócio.

Além disso, esquecer de licenciar as músicas pode ser um problema. Então, profissionais especializados garantem que você não terá surpresas legais.

Aumente as suas vendas com ajuda da RGFM

Como visto, existem músicas que estimulam compras e podem otimizar a experiência do cliente. Então, escolher a trilha sonora certa reforça a identidade da sua marca e estabelece uma conexão emocional com seu público.

É possível aumentar suas vendas com a música certa – nossos clientes já comprovam isso na prática. Que tal a gente marcar um bate-papo para entender o seu negócio e mostrar como o music branding pode otimizar a experiência dos seus clientes? Estamos por aqui, é só chamar!

Referências

  1. MORAES, Welder de Oliveira. A música ambiente e o comportamento de compra do consumidor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, SP, 2010.
  2. SILVA, Gisele Sebastiana da; SOUZA, Reginaldo Adriano de; SOUZA, José Carlos de; OLIVEIRA VENTURA, Rita de Cássia Martins de; ALVIM-HANNAS, Anandy Kassis de Faria. A influência do marketing sensorial no processo de decisão de compra. In: SEMINÁRIO CIENTÍFICO DA FACIG. Anais […]
Somos uma empresa especializada em soluções musicais empresariais, dedicada a criar trilhas sonoras que refletem a essência de cada marca. Nossa missão é ajudar empresas a conectar-se emocionalmente com seus clientes através da música, transformando cada visita em uma experiência inesquecível.
Termos de uso – Política de Privacidade
+55 21 2239 2295
R. Conde de Irajá 260, Rio de Janeiro Vitória: +55 (27) 997-534-078
RGFM todos os direitos preservados