novidades na loja

Investir em novidades na loja deve ir além de lançar novos produtos ou promoções. O que realmente faz a diferença é a experiência do consumidor dentro do ponto de venda. 

Então, o que acha de criar um ambiente onde o cliente se sente tão confortável que, inconscientemente, passa mais tempo explorando os produtos? Lojas agradáveis, com iluminação na medida certa e, no fundo, uma música alinhada com o estilo da marca, estimulam a permanência.

Para você ter uma ideia, quando a trilha sonora de uma loja reflete sua identidade, os clientes ficam até 42,24% mais tempo no local. Isso segundo uma pesquisa da Soundtrack Your Brand. Consequentemente, as novidades da sua loja são mais vistas, despertam mais interesse e aumentam as chances de compra.

Por esse motivo, mostraremos como o music branding pode ajudar o seu negócio. Sentiu curiosidade? Continue a leitura e confira os seguintes tópicos:

  • Music branding como estratégia para valorizar as novidades da loja
  • 4 Dicas para usar music branding nas novidades da sua loja

Music branding como estratégia para valorizar as novidades da loja

Uma das melhores formas de gerar interesse e engajamento é por meio do music branding. Essa estratégia seleciona músicas para reforçar a identidade da marca e conectar-se ao público.

Quer dizer, sabe quando você entra em um lugar e se sente confortável, sem nem saber exatamente por quê? Muitas vezes, isso acontece devido à música escolhida para tocar no local. No seu ponto de venda, a trilha sonora pode fazer as pessoas explorarem mais as novidades da loja.

Como a música influencia o comportamento do consumidor?

O ambiente da loja – incluindo a música tocada – pode influenciar o comportamento do consumidor até mais do que o próprio produto. Quem diz isso não é só a gente, tá? Mas sim, Kotler (1973)¹, considerado o pai do marketing. Ou seja, a música cria uma experiência emocional que pode: 

  • fazer o cliente ficar mais tempo na loja;
  • gastar mais do que o planejado.

Além disso, Mehrabian e Russell (1974)¹ pesquisadores de Psicologia Ambiental, afirmaram que estímulos como a música afetam o comportamento do consumidor ao provocar 3 emoções principais:

  • prazer – sensação de conforto e satisfação que o ambiente pode gerar;
  • ativação – nível de energia ou excitação que o ambiente transmite, motivando-o a explorar mais produtos;
  • dominância – o quanto o cliente se sente à vontade para tomar decisões de compra.

Quer saber outro impacto da música no comportamento do consumidor? Dessa vez, quem fala é a autora Bitner (1992)¹. Ela observou que a música ajuda a formar uma imagem positiva da loja. Logo, o music branding pode assegurar que os lançamentos do varejo recebam a atenção merecida. 

 Afinal, se a experiência sonora for agradável:

  • o cliente tende a ficar mais tempo no ambiente;
  • ele se sente mais à vontade para explorar mais produtos, incluindo as novidades.

4 Dicas para usar music branding nas novidades da sua loja

O music branding pode aumentar suas vendas e fidelizar os clientes. Porém, só funciona se for auxiliado por profissionais que conheçam tendências musicais, branding, etc. A seguir, veja 4 dicas aliadas na hora de usar music branding nas novidades da sua loja.

1. Escolha música alinhada ao perfil do cliente

A música deve refletir os gostos e preferências do seu público-alvo. Se a loja tem um público jovem, músicas mais modernas e dinâmicas podem ser ideais. Para lojas de produtos de luxo, músicas mais sutis e sofisticadas tendem a criar o ambiente perfeito.

No entanto, não pense que é simples entender o que agrada a cada tipo de consumidor. Inclusive, músicas mais refinadas podem levar os clientes a enxergarem o ambiente como mais caro, segundo os pesquisadores Yalch e Spangenberg (1993), sabia?

Às vezes, a loja não é cara como parece, mas essa impressão tende a afastar o público. Já pensou que tiro no pé seria? Esse é mais um motivo para contar com um profissional especializado.

2. Atenção ao volume e ritmo

Estudos como os de Herrington e Capella (1996)¹ sugerem que o volume e o ritmo da música influenciam o interesse do consumidor. Isto é, música mais rápida pode gerar um senso de urgência, enquanto música lenta costuma criar um clima relaxante e convidativo.

Para você ter ideia, Brunno Mello, formado em Marketing e Administração e fundador da RGFM, falou o seguinte:

 “A música tem o poder de influenciar nosso comportamento, emoções, raciocínio e até mesmo nosso organismo. Redes de fast food, por exemplo, costumam tocar músicas pop ou eletrônicas com BPM (batidas por minuto) acelerado.

O objetivo é reduzir o tempo de permanência dos clientes, acelerando o giro e aumentando o fluxo de pessoas na loja.”

3. Monitore o impacto da música

Experimente diferentes estilos e monitore as reações dos clientes. Afinal, conforme sugerido por Dube e Morin (2001)¹, a música pode ser ajustada para gerar o efeito desejado. Ela aumenta o prazer e, consequentemente, influencia as decisões de compra. 

O nosso fundador, Brunno Mello, explica como monitorar o impacto da música é fundamental:

 “Um famoso restaurante decidiu fazer um experimento: em dias alternados, tocavam músicas pop em um dia e jazz no outro. O resultado foi que, nos dias com música pop, o ticket médio era menor, enquanto nos dias de jazz, ele aumentava.

Além disso, uma rede de vinhos percebeu que, nos dias em que tocavam músicas francesas, as vendas de vinhos daquele país aumentavam. Depois, repetiram o teste com músicas portuguesas e obtiveram o mesmo resultado!”

Percebe como ajustar a música para encontrar o tom perfeito torna a experiência de compra ainda mais positiva e envolvente? Essa é outra razão para ter profissionais especializados do seu lado, auxiliando a escolher as melodias certas e definir o volume ideal.

Além disso, os profissionais ajudam a regularizar o uso das músicas no ECAD – responsável pelos direitos autorais das músicas executadas em ambientes comerciais. Assim, você não corre riscos jurídicos. 

4. Aproveite o potencial do Spotify para Empresas

O Spotify não é só para curtir músicas no seu tempo livre. Ele também é uma ferramenta para empresas que buscam criar uma experiência para seus clientes e aumentar suas vendas. 

Por exemplo, uma das vantagens do Spotify é fornecer dados sobre os hábitos de escuta dos seus usuários. Essas informações contribuem para entender melhor o seu público-alvo e otimizar as estratégias de marketing.

Quer saber como isso pode ser aplicado? Ao analisar os dados do Spotify para Empresas, nós da RGFM criamos uma experiência personalizada para os clientes da Grand Cru – rede de lojas de vinho. A ideia foi integrar música ao momento de degustação.

Para isso, instalamos displays com QR Codes nas lojas. Ao escanear o código, os clientes eram direcionados para um e-book com dicas de harmonização de vinhos e playlists exclusivas criadas no Spotify. Cada playlist foi desenvolvida para se alinhar a diferentes humores do público:

O resultado tende a ser ainda melhor se você aproveitar a conexão natural entre o Spotify e as redes sociais. Por exemplo, compartilhe suas playlists no Instagram ou TikTok para atrair clientes e gerar mais engajamento com sua marca.

Integre Music Branding e Spotify na sua loja com a RGFM 

Como você acompanhou, incorporar o music branding nas novidades da loja é uma forma de deixar a experiência de compra ainda mais envolvente. Afinal, a música deixa o clima mais agradável e incentiva as pessoas a se interessarem pelos produtos. 

Logo, o que acha de integrar Music Branding e Spotify na sua loja com a gente? Com mais de 1 mil clientes atendidos em 500 cidades no Brasil e no exterior, ajudamos você a criar uma experiência sonora personalizada. Converse conosco e aumente a retenção, o consumo e a conexão com seu público!

Referências

MARCELINO, Denise Maria Nunes; GELEILATE, José Maurício Galli; GOMES, Danielle Miranda de Oliveira Arruda; MACIEL, Denise Ferreira; LEOCADIO, Aurio Lucio. Influência da música ambiente no comportamento de aproximação e afastamento do consumidor: um estudo baseado no modelo PAD. Perspectivas contemporâneas, 2011.

Somos uma empresa especializada em soluções musicais empresariais, dedicada a criar trilhas sonoras que refletem a essência de cada marca. Nossa missão é ajudar empresas a conectar-se emocionalmente com seus clientes através da música, transformando cada visita em uma experiência inesquecível.
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