
É possível atrair mais clientes e criar um relacionamento com eles desde a inauguração da loja usando music branding, sabia? Isso acontece porque a música tem um impacto direto nas emoções.
Então, quando você escolhe a trilha sonora certa para o ambiente, ela pode influenciar o comportamento de compra dos seus clientes. Assim, eles costumam ficar propensos a gastar mais tempo na loja e a se conectar com sua marca.
É como criar um convite para uma festa de inauguração. Quando bem elaborado, ele gera uma expectativa positiva e faz os convidados se sentirem empolgados para participar do evento. Da mesma forma, a música na inauguração da sua loja pode criar o clima ideal, tornando o momento mais especial e convidativo.
Pensando nisso, quer conferir 6 dicas de como fazer uma boa inauguração da sua loja? Continue com a gente!
Que sensação você quer despertar nos seus clientes ao entrarem na sua loja desde o dia da inauguração? A trilha sonora escolhida deve refletir os valores e o estilo da sua marca.
Dessa maneira, ela ajuda a criar um ambiente que reforça a personalidade do seu negócio e os faz se sentir mais à vontade. Quem afirma isso não é só a gente, tá? Segundo a Soundtrack Your Brand, alinhar a música à identidade da marca pode aumentar o tempo de permanência dos clientes em até 42,24%.
Então, para escolher uma trilha sonora alinhada à sua marca, se pergunte: quem é o seu público-alvo? Ele é jovem, maduro, exigente e em busca de novidades? Acertar na escolha costuma fortalecer a conexão com a sua loja.
Por outro lado, errar tende a causar desconexão, afastando o consumidor, o que mostra a importância da orientação de um profissional especializado.
Além da trilha sonora, invista em outros elementos sensoriais para que a inauguração da sua loja fique na memória. Logo, pense na iluminação, na decoração, nas fragrâncias e na degustação de produtos — caso faça sentido para o seu negócio.
Por exemplo, uma loja de produtos naturais pode usar aromas como lavanda ou capim-limão para transmitir tranquilidade. O que acha? Já uma loja de roupas modernas pode usar uma decoração colorida e uma iluminação intensa para transmitir um clima de inovação.
A ideia é estimular todos os sentidos dos clientes harmonicamente para aumentar as chances de fidelização. Até porque, cada detalhe contribui para deixar uma impressão duradoura no cliente e fazê-lo querer voltar.
É como conhecer uma pessoa que, desde o início, cativa você com:
Essa harmonia costuma deixar uma impressão tão positiva que você quer encontrar a pessoa novamente, concorda?
Planeje promoções e ofertas exclusivas para os primeiros clientes, como brindes, descontos especiais ou experiências únicas que os façam quererem voltar. Que tal um exemplo para você entender melhor? Você pode organizar uma apresentação ao vivo de um DJ ou banda relacionada com o perfil da marca, ou evento.
Inclusive, nos lançamentos de coleção do nosso cliente H. Stern — joalheria brasileira —, sempre montamos trilhas exclusivas para o evento. Essa combinação de música, ambiente e exclusividade atrai os clientes, fazendo com que eles se sintam parte de algo especial.
Da mesma forma, você pode usar essa ideia na inauguração da sua loja — dependendo do segmento e público-alvo — para criar experiências únicas para seus consumidores. O resultado tende a ser ainda mais positivo com o aconselhamento de um especialista.
Para atrair mais visitantes, você pode fazer parcerias com influenciadores locais que compartilhem os valores da sua marca. Afinal, o marketing boca a boca pode gerar curiosidade e engajamento.
Prova disso é que mais de 43% dos brasileiros compram motivados por influenciadores on-line, segundo o estudo da plataforma Cupom Válido. Até porque, o Brasil também é o 3º país que mais utiliza redes sociais em todo planeta, evidenciando o poder da recomendação digital.
Então, por exemplo, e se um influenciador compartilhar a playlist da sua loja e convida seguidores a criar outras playlists relacionadas à sua marca? Esse tipo de interação promove a sua loja — principalmente se houver compartilhamento nas redes sociais com a hashtag ou menção a ela.
Uma maneira de engajar seus clientes desde a inauguração da loja é oferecer atividades interativas que incentivam a exploração de seus produtos ou serviços. Você pode, por exemplo, organizar workshops e demonstrações ao vivo, onde os clientes testam seus produtos ou criam algo personalizado.
Imagine uma loja de cosméticos oferecendo uma sessão de maquiagem personalizada, o que acha? Ou uma loja de roupas permitindo que os clientes montem looks exclusivos com a ajuda de um stylist.
Essas atividades criam uma experiência única e direta com os produtos. E, claro, a música pode ser a trilha sonora que embala essas atividades, tornando-as ainda mais atraentes.
Comece a divulgar o evento de inauguração com antecedência para gerar expectativa e atrair o público certo. Isso pode ser feito com spots e chamadas promocionais, por exemplo.
Além disso, crie conteúdos que gerem curiosidade, como teasers e bastidores da preparação para a inauguração.
Você também pode oferecer aos influenciadores uma experiência VIP, como uma visita prévia à loja, em troca da divulgação nas redes sociais. Isso tende a atrair mais atenção e gerar um buzz em torno do evento, além de reforçar a presença digital da sua marca.
Como visto, uma inauguração de loja bem planejada abre as portas para o público e pode fortalecer o vínculo dele com a marca. Assim, a música, o ambiente, as promoções e a interação com influenciadores fazem a sua loja se destacar e conquistar a lealdade dos consumidores.
Então, se você está planejando a inauguração da sua loja, é hora de aproveitar o poder da música para deixar uma boa impressão. Nosso trabalho é identificar o som ideal e criar experiências sonoras que potencializem suas vendas e fortaleçam o vínculo com a sua marca. Vem conversar com a gente e saber mais detalhes!