Música para Stories

Você pode perder engajamento devido às músicas escolhidas. Então, use a música certa nos stories e utilize essa ação de suporte para vender mais.


Já reparou como, às vezes, quando você assiste um story no Instagram com uma música legal, dá vontade de ficar vendo até o fim? Isto é, stories com música têm muito mais chances de serem assistidos até o final e geram mais curtidas, comentários e compartilhamentos.


Conseguir isso é ouro para quem tem um negócio, porque quanto mais engajamento, maior a chance de vender. Inclusive, Rafael Kiso – considerado o melhor profissional de planejamento digital – já falou sobre o poder da música para aumentar o alcance de um post.  


O melhor de tudo é que essa estratégia não precisa ser só para grandes marcas. Qualquer negócio que quer crescer consegue usar a música para criar uma conexão com o cliente. Porém, nem toda marca que usa música nos stories tem sucesso só por aumentar o alcance.

Sendo assim, quer saber como encontrar a música certa que conecta com seu cliente e ajudar sua marca a crescer? Fique com a gente, vamos mostrar jeitos práticos de fazer isso ser possível!


  • Por que usar músicas nos stories do Instagram?
  • Como escolher a música certa para os stories da sua loja?

Por que usar músicas nos stories do Instagram?

A música cria clima, chama atenção e faz seu conteúdo se destacar no meio de tanta informação dentro do Instagram. Entenda!

Engajamento emocional

A música ativa a memória afetiva e cria conexões emocionais com o público, tornando o conteúdo mais memorável. 

Quer dizer, basta pensar em alguma trilha sonora específica que te traga boas sensações, como ‘’All I Want for Christmas Is You’’ ou ‘’Aquarela“, do Toquinho. A primeira lembra o Natal – época mágica para muitas pessoas –, já a segunda nos leva direto para a infância.

Retenção de audiência

Stories com trilha sonora costumam ter maior tempo de visualização, aumentando as chances do Instagram entregar seu conteúdo para mais pessoas.

Isso é especialmente importante porque 93% dos brasileiros acessam o Instagram todos os dias. Além disso, mais da metade deles entram várias vezes ao dia, segundo o Painel de Consumidores do Opinion Box.

Ou seja: o seu público está lá, esperando por um conteúdo que fale com ele de verdade. E uma música bem escolhida pode ser o empurrãozinho que faltava para ele parar, ouvir e se encantar.

Diferenciação da marca

A escolha certa de música reforça identidade e posicionamento, ajudando sua marca a se destacar de forma autêntica. Entretanto, isso só acontece se você selecionar bem e de maneira profissional qual música usar nos stories da sua marca.

As lojas presenciais da Tiffany & Co, por exemplo, evitam músicas que falem sobre términos ou decepções amorosas, conforme Alec DeRuggiero, supervisor musical da Gray V.


Afinal, quem está ali na loja, muitas vezes, está celebrando momentos especiais – como um noivado, um presente ou um sonho realizado. Logo, uma música com uma mensagem triste quebraria completamente esse clima, concorda?


Ou seja, não basta escolher uma música de sucesso do momento ou que você gosta de ouvir no carro. É necessário escolher uma trilha que faça sentido com a história que sua empresa quer contar. Isso só é possível com ajuda de especialistas no assunto.

Impulso nas vendas

Um som bem escolhido pode estimular ações diretas, como clicar em um link, visitar o perfil ou realizar uma compra. Isso vale tanto para quem vende pelo Instagram quanto para quem atende em loja física.


Para você ter ideia, quando a música usada está em sintonia com a identidade da marca, as vendas podem aumentar em até 37,1%. Essa foi a conclusão de uma pesquisa feita pela Soundtrack Your Brand, com a Stockholm School of Economics. 


Ou seja, a trilha certa não é só um detalhe. Ela faz parte da experiência de compra e pode influenciar diretamente o resultado no caixa.

Como escolher a música certa para os stories da sua loja?

Quando usada com estratégia, a música pode fazer seu público sentir que a loja tem “a sua cara”. Acompanhe!

Entenda o perfil do seu público

Quem você quer atingir? Um público jovem pode se identificar com músicas em alta no TikTok, enquanto um público mais maduro pode preferir algo mais nostálgico ou sofisticado. 


Mas cuidado com os estereótipos: muitas vezes, o segredo está em mesclar referências. Por exemplo, imagine uma loja usando Gal Costa ou Tim Maia reinterpretados por artistas indie como Rubel ou Mahmundi. Essa estratégia mistura clássico e moderno.


Além disso, vale testar e ouvir seu público. Isto é, preste atenção nos stories com mais engajamento e entenda quais sons conectam mais.

Combine a música com o momento e o ambiente

A música certa para um story de lançamento pode ser diferente da ideal para mostrar os bastidores ou um tutorial de uso de produto. Então, se pergunta:

  • Esse story quer agitar ou acalmar?
  • É para chamar atenção ou criar vínculo emocional?
  • Estamos mostrando algo moderno ou algo com ar retrô?

Por exemplo, se a sua marca tem um estilo mais descontraído, pense em sons como Silva, Gilsons ou Lagum. Para algo mais sofisticado, talvez Céu, Rodrigo Amarante ou instrumental de bossa nova funcionem bem.


Porém, evite mudanças bruscas de estilo entre stories, exceto se isso tiver propósito, combinado?

Atenção ao volume e à clareza

Mesmo nos stories, o volume da música importa. Ela deve complementar o conteúdo, não competir com ele. Se há fala no vídeo, diminua o som de fundo. Se a música for o destaque, invista em bons trechos e transições suaves.

Use a música estrategicamente na sua loja com a RGFM

Conforme mencionado, a música certa nos stories atrai, emociona e cria uma conexão com quem está do outro lado da tela. Em outras palavras, isso ajuda sua marca a ser lembrada, reconhecida e, claro, desejada. Qualquer negócio pode usar esse recurso, desde que com intenção e estratégia.


Então, se você quer que sua marca seja mais do que só mais um post passando pelo feed, podemos te ajudar. Oferecemos rádio indoor, canais de streaming personalizados, projetos sensoriais e eventos ao vivo. E aí, vamos dar vida à sua comunicação? Fale com a gente e leve sua presença digital para outro nível!

3. Perguntas frequentes sobre músicas para stories

Listamos 3 perguntas frequentes sobre o assunto:

1. Que música colocar no story de aniversário?

Para o story de aniversário, escolha músicas que transmitam celebração e alegria, como:

  • “Happy” – Pharrell Williams (energia positiva e contagiante)
  • “Celebration” – Kool & The Gang (clássico de festa, perfeito para comemorações)
  • “Don’t Stop Me Now” – Queen (música animada que eleva o clima)
  • “Dançando” – Ivete Sangalo (para uma vibe mais brasileira e animada)

Lembre-se: o mais importante é que a música esteja alinhada ao perfil do seu público e ao tom da sua marca.

2. Quais são as músicas em alta nas lojas virtuais do Instagram?

Atualmente, algumas das músicas em alta nas lojas virtuais do Instagram incluem:

  • Ordinary – Alex Warren
  • Anxiety – Doechii
  • Show Me Love (with Tyla) – WizTheMc
  • APT. – Rosé, Bruno Mars

Vale ressaltar que as tendências musicais nas redes sociais podem mudar rapidamente: músicas entram e saem da lista de populares em questão de dias ou semanas. Portanto, acompanhe as atualizações frequentes para manter seus conteúdos alinhados com as preferências atuais do público.

3. Quais são as melhores músicas para stories?

As melhores músicas para stories hoje incluem:

  • “Bate” – DENNIS, Luísa Sonza & Kenia OS
  • “Lucidez (Ao Vivo)” – Sorriso Maroto
  • “Bonde dos Milionário” – Mc IG, Mc Tuto & DJ Oreia
    “Friend Of Mine” – Rihanna
  • “What I Want” – Morgan Wallen & Tate McRae
  • “Desliza (Ólhinho no Corpinho)” – Léo Santana & Melody
  • “Vagabundo das Antigas” – Pixote
  • “KIA” – Ebony

Porém, o que é viral hoje pode sair do radar em poucos dias. Portanto, escolha músicas que estejam alinhadas com o perfil do seu público e que combinem com o tom da sua marca. Isso aumenta a chance de engajamento e conexão real com seus seguidores.


Quer ajuda para fazer isso do jeito certo? Com os canais de streaming personalizados da RGFM, você recebe uma curadoria que melhora a experiência do cliente no ponto de venda. E mais: esse tipo de curadoria também pode inspirar suas escolhas musicais nos stories. Fale com a RGFM!

Somos uma empresa especializada em soluções musicais empresariais, dedicada a criar trilhas sonoras que refletem a essência de cada marca. Nossa missão é ajudar empresas a conectar-se emocionalmente com seus clientes através da música, transformando cada visita em uma experiência inesquecível.
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