Royalty Free Music: Aliada das Suas Estratégias de Music Branding

Vamos imaginar o seguinte: você abriu um PDV (ponto de venda) e colocou uma playlist para atrair os clientes. Tudo ia bem, até receber uma notificação para pagar pelo uso indevido das músicas usadas. Se isso ocorre, saiba que o erro foi não ter usado royalty free music

Quer dizer, é preciso escolher músicas licenciadas para tocar no seu negócio. Caso contrário – além da multa – talvez seja necessário tirar a música do ambiente, quebrando o clima do espaço e deixando os clientes menos à vontade.

E sabe o que isso significa? Menos tempo na loja, menos chances de compra e menos fidelização. Mas calma! Para evitar esses problemas, preparamos um artigo sobre royalty free music para você aprender como enaltecer a sua marca com músicas licenciadas. Então, continue a leitura e fique por dentro!

O que é royalty free music?

Royalty free music é uma música que, uma vez licenciada, pode ser utilizada sem precisar pagar royalties – direitos autorais – cada vez que for tocada. Ou seja, você paga uma única vez para ter a licença e pode tocar a música quantas vezes quiser – ao contrário das músicas convencionais. 

Porém, a música não é grátis, certo? Ela é licenciada: você paga para usá-la, mas não comprou a música em si.

Por que usar royalty free music no seu negócio?

Existem algumas razões para você usar royalty free music no seu negócio. Acompanhe!

Evita multas e problemas legais

Se você escolher uma música sem a devida licença, de repente, pode receber uma notificação para pagar uma multa. Isso tende a afetar a imagem da sua loja – ou qualquer outro tipo de negócio – e naturalmente, prejudicar suas vendas.

Quer um exemplo? Em 2023, a Globo foi condenada a pagar R$ 45 mil por danos morais a um compositor porque usou uma música dele numa novela indevidamente. Isto é, mesmo tendo pago uma taxa à editora da obra, a Justiça entendeu que isso não cobria o uso em produções televisivas.

Licenciamento simples e econômico

Não é necessário pagar por cada execução ou comprar faixas separadas. Você paga uma taxa única ou uma assinação mensal, e usa as músicas à vontade, sem custos extras. Esse modelo é muito mais econômico e facilita a sua vida.

Versatilidade para vários projetos

Não é só na loja física que você consegue usar música. É possível usar royalty free music também em vídeos, campanhas publicitárias e no seu site. Dessa forma, você constrói uma comunicação visual e sonora coesa, ajudando a reforçar sua marca.

E sabe o que é mais interessante? Quando a música da loja combina com a identidade do seu negócio, o tempo que os clientes passam lá costuma aumentar até 42,24%. Isso conforme uma pesquisa da Soundtrack Your Brand. Em outras palavras: escolher a música certa pode aumentar as suas vendas.

4 Aplicações práticas de royalty free music no seu negócio

Usar royalty free music no seu negócio evita dor de cabeça com direitos autorais. Por isso, veja 4 formas práticas de aplicar royalty free no seu dia a dia!

1. Rádio Indoor

A rádio indoor é um canal de comunicação direto com seus clientes e pode ser personalizada para refletir a vibe da marca. E ainda, se você escolher músicas royalty free, consegue montar uma programação que combine perfeitamente com os diferentes momentos do seu negócio.

Por exemplo, você tem uma área de descanso no seu estabelecimento? Então, é uma ideia tocar músicas mais suaves e relaxantes. Já em áreas de maior movimento, músicas mais animadas ajudam a animar o ambiente.

O melhor de tudo é que a rádio indoor oferece músicas royalty free – sem as taxas do ECAD. Dessa forma, você personaliza o ambiente conforme a identidade da sua marca, sem estourar o orçamento.

2. Canais de streaming

E por que parar na loja? Leve a identidade musical da sua marca para os canais de streaming e crie uma conexão com os clientes onde quer que eles estejam. Com músicas royalty free, as possibilidades são infinitas!

Uma forma bem legal de engajar ainda mais o público é usar QR Codes que direcionam para um streaming, como o Spotify. Assim, seus clientes podem acessar suas playlists diretamente do celular.

Por exemplo, a Grand Cru – rede de lojas requintadas de vinhos – colocou QR Codes nas lojas. Assim, ao escanear o código, os clientes eram levados para um e-book com dicas de harmonização de vinhos e playlists exclusivas feitas pela RGFM. 

A partir disso, foi possível escolher a playlist que mais combinava com o momento de degustação do vinho. Entre elas:

3. Projetos sensoriais

Usar royalty free music é uma forma de fazer seus clientes se sentirem ainda mais conectados com o seu negócio. Por exemplo, quer fazer um evento temático?

Imagine usar sons da natureza para um evento sobre sustentabilidade ou sons de floresta para algo relacionado à Amazônia. Ou seja, a música cria um cenário perfeito para cada ocasião, entende?

4. Eventos ao vivo

Nada como uma apresentação ao vivo para deixar o público ainda mais envolvido, certo? Então, se você usar royalty free music, consegue criar uma experiência musical diferenciada para seus clientes e evitar problemas com direitos autorais.

Quer uma ideia para de lançamento de um produto novo, por exemplo? Uma banda de blues ou um DJ tocando músicas royalty free cria um clima e ajuda a dar o tom certo para o evento.

Otimize sua marca com músicas licenciadas com ajuda da RGFM

Lembre-se, investir em músicas royalty free ajuda a reforçar a identidade da sua marca e a aumentar suas vendas. Afinal, você evita dores de cabeça com direitos autorais, economiza e cria um ambiente especial para seus clientes.

Então, se você quer evitar problemas com multas, temos a solução. Nossa rádio indoor oferece músicas licenciadas e ainda te dá a liberdade de criar uma programação personalizada para o seu negócio. Estamos aqui para facilitar sua vida. Vem conversar com a gente e confira a nossa página de serviços!

Somos uma empresa especializada em soluções musicais empresariais, dedicada a criar trilhas sonoras que refletem a essência de cada marca. Nossa missão é ajudar empresas a conectar-se emocionalmente com seus clientes através da música, transformando cada visita em uma experiência inesquecível.
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